0

Vereador Adelian homenageia pessoas que contribuíram e contribuem com a história de Nobres


A primeira dama, Dona Cecília estava entre os homenageados

INDICAÇÕES Publicada: 12/05/2018 08:50:14 Autor: Marcos Lopes
Foto: Nobres Noticias
.

O vereador Adelian Messias (PSD), presidente da Câmara Municipal de Nobres, durante sessão solene, realizada no último dia 30 (segunda-feira) em comemoração alusiva ao aniversário de 53 anos do município entregou Títulos de Cidadão e Moção de Aplauso para várias pessoas que contribuíram e contribuem com a história de Nobres, entre estas professores, líder comunitário e a primeira dama e secretaria de Assistência Social, Maria Cecilia Botini Hanel.

Os homenageados pelo presidente do Poder Legislativo foram:

Kadd Haeg Maciel, filho de Durval Maciel e Neide Cordeiro Maciel. Nasceu em Naviraí, Mato Grosso do Sul, em 29 de julho de 1975, que recebeu o Título de Cidadão Nobrense.

O empresário João Hoepers, também recebeu Título de Cidadão Nobrense.

Mesmo sendo de siglas partidárias diferentes, o vereador Adelian Messias deixou de lado as diferenças ideológicas de lado e homenageou o também vereador Oscar dos Santos Lara, que é professor de carreira e natural de Cuiabá, filho de Tolentino Dos Santos Lara e Maria Izabel de Lara. Oscar chegou em Nobres no ano de 1995, com saudoso Padre Frei Herculano Araújo Ribeiro, morando na casa paroquial servindo e auxiliando o padre nas celebrações e catequese na comunidade. Estudou na escola Mario Abraão Nassarden onde lá fez o 1ª 2º e 3º ano do curso de magistério, graduado em Pedagogia pela UFMT e Especializado em Educação Especial-Inclusão pela IBPEX – Faculdade de Santa Catarina e UFC-Universidade do Ceara. Casou-se com Maria da Guia de Almeida Lara, com quem teve duas filhas Emanuele Carolina de Almeida Lara,  21 anos graduanda em Engenharia Civil e Esther de Almeida Lara, 11 anos.

O social democrata fez questão de homenagear a primeira diretora da Escola Nilo Povóas, a professora pedagoga Zilma Pereira da Silva, natural de Cuiabá, que mudou-se  para Nobres e casou-se com Benedito Mario Moreira e teve seis filhos. Em Nobres, além do ofício de professora, exerceu os cargos de Secretária Escolar, Supervisora e Diretora. Com 80 anos, a professora aposentada teve seu trabalho na Educação reconhecido e foi lembrada pelos relevantes serviços prestados à sociedade recebendo das mãos do vereador Adelian Messias uma moção de aplausos.

 O ex- líder comunitário Verginio Eduardo de Souza, recebeu Moção de Aplauso do presidente da Câmara Municipal pelos relevantes serviços prestados à sociedade nobrense. Seu Verginio como é carinhosamente chamado por amigos e familiares, é natural de Bento de Abreu, SP, casado com Eulália Cardoso de Souza, pai de dois filhos, ex- servidor público em Alto Paraguai e chegou a Nobres em 1986, onde foi admitido no serviço público em 1987 na função de motorista de caçamba. Foi motorista de veículo oficial, na gestão do ex-prefeito Amélio Dalmolin e há 18 anos  trabalha como motorista de ônibus. Foi fundador da Associação do Bairro Jardim Paraná em 1991, onde reside até hoje. É um dos baluartes do esporte nobrense e desde 1996 promoveu vários campeonatos no antigo campo de futebol do bairro. 

A primeira dama Maria Cecilia Botini Hanel, que é titular da secretaria de Assistência Social também foi homenageada pelo vereador Adelian Messias como uma forma de reconhecer os trabalhos desenvolvidos por ela que e descendente de imigrantes italianos que desembarcaram e se fixaram no Brasil, filha de Roberto Botini e de Maria Martins, de uma família de quatro irmãos, nascida na cidade de Bilac em São Paulo, em 11 de setembro de 1954.A família mudou-se para o Estado do Paraná, onde permaneceu até o ano de 1985. Em 1975, casou com Leocir Hanel e teve três filhos: Elizângela Hanel. nascida em 05 de abril de 1977, em Curitiba-PR, Leocir Hanel Junior, nascido em 21 de fevereiro de 1980, em Curitiba no Paraná e Anderson Hanel, nascido em 13 de agosto de 1981, em Curitiba, no Paraná.

No ano de 1977, Cecilia comprou uma panificadora e permaneceu no ramo até  1982, quando foi morar na cidade de Ortigueira, no Paraná, mudando de função, exercendo o magistério. Em Nobres adquiriu uma propriedade rural denominada Fazenda Santa Clara, nas proximidades das terras vizinhas da Reserva indígena Santana. Hoje, após a emancipação do distrito, a fazenda Santa Clara está localizada no município de Santa Rita do Trivelato.

Esta aquisição fez com que a família definisse mudar definitivamente para o município de Nobres. Sempre residindo em Nobres, dona Cecilia e seu esposo Leocir Hanel, dedicaram a atenção aos filhos, dirigindo os ensinamento da Igreja Católica,  participaram por nove anos da coordenação e construção da Capela São Cristóvão.No ano de 1999, fundaram a empresa HS Transporte de Máquinas e Terraplanagem, realizando o serviço de locação de máquinas, terraplanagem e engenharia. Em  2012, lançam o empreendimento residencial Jardim Santa Clara e em 2014, o loteamento Jardim Vista Alegre, próximo ao Jardim Petrópolis, valorizando ainda mais a região.

 O presidente enfatizou a trajetória de cada homenageado e ressaltou os trabalhos realizados para o desenvolvimento da cidade.

 “São mestres, professores, ex-diretora, líder comunitário e nossa primeira dama, que antes de tudo é empresária, que me motivou a eternizar seus trabalhos. Cada um em sua área de atuação, foi importante para escrever uma página de nossa história”, concluiu.

 Com Informações do Nobres Notícias

Comentários

Comente está notícia: